Cerca de mil alunos de escolas públicas do município serão beneficiados com o projeto “Se Eu Pudesse Mudar o Mundo”, uma ação da 3S Projetos. As atividades acontecem na segunda-feira (25), na escola municipal Jardim Paraíso e ensinam a importância da preservação do meio ambiente, da produção agrícola responsável e de manter uma alimentação saudável para as crianças e adolescentes.
Serão quatro apresentações da peça “O Guardião da Agricultura” e quatro workshops sobre compostagem, que têm como objetivo ensinar aos alunos, por meio de teoria e prática, como realizar esse processo. “Para nós é importante apoiar ações que levam cultura, conhecimento e educação às cidades onde atuamos. Abordar os temas de sustentabilidade e agricultura de uma forma divertida e interativa, desperta naturalmente o interesse das crianças e dos jovens para o futuro do nosso planeta”, conta diretora do Rural Banking do Rabobank Brasil, Fabiana Alves. A empresa é patrocinadora do projeto por meio da lei Rouanet.
Ao final das apresentações, serão distribuídos livretos com informações e jogos relacionados aos temas das atividades. Dentro desse material serão entregues papel semente de manjericão, salsa, rúcula, agrião e pimenta, para que os alunos estendam o seu conhecimento para o dia a dia.
As apresentações teatrais serão divididas nos períodos da manhã e tarde. A peça conta a história do garoto Xandinho e seus amigos, que estão preocupados com a escassez de água que está afetando diretamente as plantações agrícolas de seus pais e de toda a comunidade. Durante as apresentações, serão abordados temas como a conservação do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, a importância da produção agrícola e da alimentação saudável, além de muitos outros.
As atividades acontecem intercaladas às apresentações teatrais. A compostagem transforma restos de comida em adubo natural, um composto orgânico livre de mau cheiro e de agentes causadores de doenças para as plantas, além de ser rico em nutrientes minerais. Para a realização das oficinas, serão utilizadas bandejas, terra vegetal e resto de vegetais que são consumidos diariamente.