Os integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) se reuniram para discutir os preparativos da realização da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, prevista para ocorrer entre os dias 16 a 18 de setembro, em Cuiabá. No período de 18 a 26 deste mês, os conselheiros visitarão os municípios de Poconé, Livramento, Santo Antônio, Barra do Bugres, Juscimeira, Jaciara, e Chapada dos Guimarães, com o propósito de articular as conferências municipais.
Em abril, foram feitas visitas aos municípios de Alta Floresta, Colíder, Matupá, Sinop, Lucas do Rio Verde, Juína, Castanheira, Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra, Nobres, Diamantino, Rondonópolis e Dom Aquino, onde se discutiu os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência, que passam pela transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos, conforme salientou o presidente do conselho, Juarez de Almeida Albuês.
O presidente ressaltou ainda a importância das visitas in loco, que contribuem para o conhecimento real das situações dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Estreitar o diálogo das esferas municipal e estadual é de suma importância, pois é a partir daí que diagnosticamos as principais necessidades do cidadão com deficiência”.
O secretário Adjunto de Direitos Humanos, dr. Zilbo Bertoli Júnior, parabenizou o trabalho do Conede e reiterou o apoio da secretaria para fortalecer os conselhos, ao ponto em que os conselheiros agradeceram o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) pela viabilização destas tratativas com os conselhos do interior do Estado.