A ação da unidade de saúde será realizada, no sábado (9), das 8h às 16h, sem fechamento para o horário do almoço. A expectativa da coordenadora do banco de sangue do hospital, Adriane Spezia, é coletar entre 80 a 100 bolsas durante o dia.
Segundo ela, o estoque de bolsas de sangue na unidade está baixo. “Levando em consideração as festividades, na próxima semana, em função do aniversário de 29 anos da cidade, queremos nos prevenir. Até porque os acidentes e outras eventualidades estão mais propensos a acontecerem nestas épocas do ano, de festas”.
Cada doador, além de estar contribuindo com o próximo, vai receber uma camiseta e ainda terá acesso a vários exames laboratoriais. Para ser doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum nem fumar duas horas antes ou após a doação, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.