A defensora pública Silvia Maria Ferreira, que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias, vistoriou, ontem, a Clínica da Família, localizada no bairro CPA I. A visita teve por intuito constatar in loco problemas relatados pelo coordenador do Conselho Gestor da Clínica, Gonçalo Ferreira de Arruda.
Dentre os problemas encontrados na clínica, que conta com cinco Postos de Saúde da Família (PSFs) e um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasp), o mais grave diz respeito a infiltração no telhado, que já dura mais de um ano e atinge as salas de fisioterapia, vacina, odontologia, farmácia e o banheiro de uma das recepções.
“A infiltração na sala onde deveria funcionar a fisioterapia, por exemplo, resultou no desabamento do forro e obrigou os profissionais a mudarem o local de atendimento. O mesmo ocorre na sala onde deveria funcionar o consultório odontológico”.
Além da infiltração, a clínica, que abrange os moradores dos bairros CPA I e II e Centro América, possui apenas um dentista e cujo aparelho de raio-x não funciona. Os pacientes precisam ser encaminhados a Policlínica do Planalto. Já a utilização do aparelho dos médicos foi suspensa no mês passado.
Frente ao constatado na unidade, Silvia Ferreira irá oficiar o município, bem como uma construtora, responsável pela última grande reforma, realizada em 2012, solicitando o projeto de reforma, explicações e informações quanto as providências que serão tomadas para sanar os problemas.