A guia do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício deste ano de imóveis territoriais (terrenos) deverá ser retirada somente no site (http://iptu.cuiaba.mt.gov.br/index). Para a emissão do documento, o contribuinte deverá ter em mãos o número de inscrição do imóvel cadastrado na Central de Cadastro Imobiliário, que pode ser encontrado nos carnês do IPTU de anos anteriores.
De acordo com o coordenador do IPTU, Benedito Bello, caso o contribuinte não tenha acesso aos carnês antigos, a única opção é buscar as lojas de atendimento ao cidadão (LAC). “Dificilmente nós localizamos os donos de terrenos para realizar a entrega dos carnês. Por isso, eles devem acessar o site para imprimir o documento. No caso de não conseguirem, eles devem procurar os nossos postos de atendimento”, explica.
Além da guia de imóveis territoriais, o contribuinte que não recebeu o carnê do IPTU referente aos imóveis prediais também poderá acessar o site para a emissão do documento.
Neste ano, a prefeitura distribui 193 mil carnês do IPTU e lançou R$ 186 milhões em imposto tributável, com alíquotas iguais às do ano passado: 0,4% no caso de Imposto Predial e 2,0% de Imposto Territorial.
O contribuinte deverá ficar atento ao prazo para o pagamento do imposto que vence até 11 de maio, ocasião em que o interessado poderá pagar a Cota Única ou a primeira das seis parcelas do imposto.
Quem optar por pagar a cota única terá 10% desconto caso não tenha débito com IPTU relativo a anos anteriores e que vá pagar o imposto à vista.
Já no caso do parcelamento, os demais pagamentos devem ser realizados no dia 10 de cada mês, até o dia 13 de outubro, quando completam os seis meses do parcelamento.