A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) executa, por meio da Gerência de Saúde, palestras sobre os Cuidados e Prevenção da Tuberculose para os recuperandos, servidores e visitantes do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen). O objetivo é alertá-los para os riscos da doença se ela não for tratada corretamente, as formas de contágio e como se prevenir. Em maio serão visitadas pelo programa o Centro de Ressocialização de Várzea Grande, Centro de Ressocialização de Cuiabá e a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. A estimativa é que essa ação beneficie 520 pessoas.
Esse projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e contribuiu para que o número de casos de tuberculose diminuísse no ano de 2014 na maior penitenciária do Estado, a Penitenciária Central do Estado (PCE), de 192 casos para 27 em seis meses.
Para que se mantenha a estabilidade no Sistema Penitenciário essa ação é continua e já realizou uma série de palestras desde março, que contam com mobilização, blitz educativa e manejo clínico para equipes de saúde.
O governo do Estado incentiva essa campanha e cobra intensificação e orientação a população no combate à tuberculose para evitar que hajam outros infectados nas penitenciárias e cadeias, aonde os riscos são maiores porque em casos de cidadãos privados de liberdades a incidência de contágio é 28 vezes maior.
Todos os medicamentos são disponibilizados gratuitamente pelo governo federal, por meio do Sistema único de Saúde (SUS).