PUBLICIDADE

Secretários debatem modernização do licenciamento ambiental em MT

PUBLICIDADE

Os secretários de Meio Ambiente da região Centro-Oeste que integram a Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema) se reúnem, amanhã e quarta-feira, na sala Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para tratar de licenciamento ambiental. O objetivo é discutir a revisão das Resoluções 01/1986 e 237/1997 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “A reunião busca discutir a modernização do licenciamento, já que a realidade mostra a necessidade dos órgãos ambientais dos estados em dar vazão às demandas que hoje são muito altas”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini.

Serão discutidos pelos secretários regras claras para as atividades que são passíveis de licenciamento e por que precisam ser licenciadas, os prazos de renovação de licença e o termo de autodeclaração, que visa simplificar o licenciamento ambiental das atividades de baixo impacto e que serão licenciadas pelos municípios. Outro tema importante da pauta é a atualização das regras conforme a Lei Complementar nº 140/2011, que trata da cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora, com alteração da Lei no 6.938/1981.

As primeiras reuniões regionais com estas temáticas foram realizadas na regional Sul, com representantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, que já fizeram suas sugestões e avaliações, e contaram com a participação de membros do Ministério Púbico da região. As rodadas terminam em maio para um encontro final nacional da Abema, em junho, quando será fechado o texto final para encaminhamento ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e posterior votação no Conama. Além Cuiabá, as próximas reuniões serão realizadas em São Paulo e Manaus.

Para o presidente da Abema, Eugênio Spengler, secretário de Meio Ambiente da Bahia, que já confirmou presença no evento da capital mato-grossense, as normas que estão sendo discutidas são muito antigas e precisam se adequar aos novos métodos de controle ambientais, que atualmente são mais modernos. Essa revisão também é um pedido antigo de entidades ambientais, ONGs e dos empreendedores. "Dividimos o debate porque entendemos que seria produtivo diante das características regionais, para depois termos uma rodada final entre todos os estados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE