Os índios da etnia Nambiquara decidiram liberar e deixar de cobrar “pedágio” na BR-174, no município de Comodoro (região Oeste). A decisão foi tomada após reunião dos indígenas com policiais rodoviários federais e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). O bloqueio e cobrança de pedágio iniciou, ontem pela manhã, e se estendeu hoje durante todo o dia.
Na BR-070, em Primavera do Leste, chegou a ter sete pontos interditados, durante todo o domingo. No entanto, os índios desta região decidiram liberar a passagem, ontem, por volta das 18h30, e não voltaram mais a fechar e cobrar pela passagem.
Os dois bloqueios iniciaram, no domingo pela manhã. Nas duas rodovias federais, os índios estavam armados com arcos e flechas e, segundo a assessoria da PRF, coagiam os motoristas a pagarem o pedágio ou então voltassem. Carros pagavam R$ 25 e caminhões, carretas e ônibus, R$ 50.
A PRF informou que os índios, em Comodoro, estariam dando "recibo" para os motoristas que pagavam pelo pedágio. Em um dos recibos está a informação de que o ato é em prol do cascalhamento das estradas de acesso às aldeias da região.
(foto: assessoria)