O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia, determinou o bloqueio de 33 mil hectares de uma área localizada nos municípios de Itaúba, Cláudia, Sinop, Sorriso e Ipiranga do Norte, onde será instalado o reservatório da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Sinop. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União e, de acordo com a assessoria da empresa que detém a concessão do empreendimento, a partir de agora, não serão autorizadas “novas pesquisas ou novos projetos de exploração mineral na área”.
O bloqueio de áreas é faz parte de um procedimento padrão na fase de implantação dos empreendimentos hidrelétricos e, neste caso, partiu de uma solicitação protocolada pela concessionária em maio do ano passado.
Conforme Só Notícias já informou, a previsão para o início da operação da usina é 1 de janeiro de 2018. As obras estão em andamento e a projeção é proporcionar até 3,2 mil empregos diretos e 12 mil indiretos no decorrer dos trabalhos. O projeto demanda pelo menos R$ 1,777 bilhão em investimentos, com preço médio da energia a ser gerada de R$ 109,40 por megawatt-hora (Mwh).
A UHE Sinop tem capacidade instalada para gerar aproximadamente 400 megawatt, que correspondem a aproximadamente um milhão de geladeiras funcionando ou a quatro milhões de lâmpadas de 100 watts acesas simultaneamente.