O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT) deste ano, será definido na quinta-feira (1º de abril), na primeira reunião oficial do Comitê do Fogo, no auditório Pantanal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá. Vão ser reunidas ações integradas com as instituições do governo (Secretarias de Estado de Saúde, Educação, Planejamento, Cidades) e os órgãos federais, como Ibama e Incra. A proposta é realizar uma força-tarefa. A secretária Ana Luiza Peterlini conduzirá o evento.
Por entender que as áreas mais sensíveis são de assentamento rural, pretende-se intensificar as ações educativas com esses pequenos produtores. Outra proposta é envolver Ministério Público Estadual (MPE), Judiciário e prefeituras municipais nesse trabalho de prevenção. Em relação às unidades de conservação do Estado, os gerentes dos parques já iniciaram as notificações dos proprietários do entorno para fazer o acero e evitar que o fogo não autorizado adentre.
Um curso para 75 brigadistas está agendado pela educação ambiental da Sema entre maio e julho, para atender cinco unidades de conservação da região noroeste de Mato Grosso, nos municípios de Colniza, Cotriguaçu e Aripuanã. Entre as unidades estão Reserva Roosevelt e Parque Estadual Tucumã, que integram o Fundo Amazônia. Outras iniciativas serão discutidas e alinhadas nessa reunião.