A manutenção e a duplicação da BR-364, entre Rondonópolis e Jataí (GO), serão temas de audiência pública na próxima quinta-feira (19), às 19h, na Câmara Municipal de Alto Araguaia. O evento conta com a parceria da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, Assembleia Legislativa, Governo de Mato Grosso, Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Prefeitura e Câmara municipais de Alto Araguaia.
O senador Garibaldi Alves, presidente da CI, aprovou o requerimento designando o senador Wellington Fagundes (PR/MT) como representante da comissão e destacou a importância do debate. “Mato Grosso é um Estado em pleno crescimento, além de ser o maior produtor de grãos do país. Por isso, necessita de rodovias que atendam às necessidades da população e da logística. Ninguém melhor para representar nossa comissão nesta audiência que o senador Wellington Fagundes, profundo conhecedor da região”, pontuou.
Luiz Antônio Garcia, superintendente do DNIT em Mato Grosso, explicou que o planejamento para executar obras de recuperação na rodovia está pronto e será apresentado na audiência. “Estamos na expectativa do fim do período chuvoso para iniciar as obras. E sabendo das necessidades da rodovia, elaboramos um projeto de restauração da BR-364 de Alto Araguaia até Rondonópolis e discutiremos a duplicação de Jataí a Rondonópolis”.
O senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, destacou que Mato Grosso, posicionado estrategicamente no Centro-Oeste brasileiro, precisa de mais condições para escoar a produção. “Hoje, grande desafio nesta crise econômica é fazer investimentos na infraestrutura para que gere mais empregos, mais oportunidades e desenvolvimento ao Estado. Precisamos de condições para transportar o que produzimos e importar insumos com custos mais baratos”.
A duplicação entre Jataí e Rondonópolis está na fase de consulta pública, quando as empresas que têm interesse de disputar o leilão apresentam os estudos técnicos e o modelo de concessão, que será escolhido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes. O prazo para a entrega dos estudos e do modelo de concessão termina em 14 de abril. Somente depois é que deve ser realizado o leilão.