O Carnaval deste ano não teve apenas folia. A solidariedade também marcou presença nas unidades do Hemocentro, em Cuiabá. Na semana anterior e durante as festas foram registradas 849 doações, um aumento de cerca de 40% se comparado ao mesmo período em 2014, que totalizou 600 doações de sangue. No total, 1.343 pessoas se cadastraram para doar sangue.
Só na Unidade de Coleta do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, que funcionou durante o feriado, foram 226 bolsas de sangue coletadas contra 71 coletas em 2014. O MT Hemocentro totalizou 623 bolsas de sangue coletadas este ano contra 529 coletas em 2014.
A ação que mobilizou 315 novos doadores garantiu um estoque estratégico, já que nessa época do ano é constatado um aumento na demanda de sangue e seus derivados.
Para a diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, o saldo é positivo ao analisar o número de doadores regulares. “Tivemos um total de 603 doadores de repetição, o que nos deixa feliz porque significa que o doador está se sensibilizando quanto a importância de fazer doações periodicamente, pelo menos três vezes ao ano”, explica.
A mobilização pelo gesto solidário não fica restrita apenas ao período do carnaval. O atendimento ao público continua no MT-Hemocentro, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e na Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, que funciona das 7h às 18h, de segunda a sábado.
Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses.