Por falhas na segurança, o carnaval de Nossa Senhora do Livramento (42 quilômetros de Cuiabá) foi cancelado pelo Corpo de Bombeiros, ontem à tarde. O município já tem tradição na festa atraindo milhares de foliões a cada ano e, por isso, o clima na cidade entre a população era de revolta. Principalmente por parte de quem fez investimentos para trabalhar no carnaval que duraria três dias. O motivo foi a reprovação do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
O prefeito de Livramento, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (PP), foi notificado ainda no sábado sobre o cancelamento da festa intitulada Bananafolia 2015. Três bandas foram contratadas pela prefeitura para animar a festa ao custo R$ 37 mil aos cofres públicos.
O Corpo de Bombeiros afirma destaca que a medida foi tomada para manter a população segura durante as comemorações. Esse é também o objetivo secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp) e de todos os envolvidos no plano operacional para o carnaval 2015 que visam a segurança dos foliões em primeiro lugar.
No mesmo dia a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento publicou um comunicado informando sobre a interdição da festa. Porém, o documento não detalha quais tipos de falhas foram apontadas pelos bombeiros. No comunicado a Comissão Organizadora do evento se limita a pedir desculpas à população pelo transtorno e diz que o cancelamento foi em virtude de “força maior”, ou seja, a proibição pelo Corpo de Bombeiros. A 22ª Edição do Banana Folia estava prevista para começar às 21h, na Praça de Eventos Fernando de Barros.
Destaca que o Carnaval Pantaneiro é um evento tradicional das famílias livramentenses, dos foliões das cidades vizinhas que passam pelo município para se divertirem. “É uma festa popular que muito engrandece nossa cidade, mas, para ser realizado é preciso autorização de órgãos superiores responsáveis pela segurança do evento”. Finaliza o comunicado lamentando e pedindo apoio e compreensão de todos.