A Cemat confirmou que a energia elétrica foi reestabelecida, ontem à noite, nas 15 cidades mato-grossenses na região do Araguaia. A torre, localizada entre Canarana e Querência, caiu na noite da última sexta-feira (13) e comprometeu o abastecimento de energia de aproximadamente 47 mil residências.
A assessoria de imprensa da empresa afirmou que a queda da torre pode ter sido provocada por vandalismo. “Em princípio, o mau tempo chegou a ser apontado como causa. Porém, ao longo da última semana a empresa havia identificado problemas em torres próximas, que tiveram ferragens da estrutura furtadas. A empresa documentou o caso e registrou boletim de ocorrência. A retirada de ferragens compromete a estabilidade da torre e, consequentemente, da linha que distribui energia em alta tensão para a região”, aponta a nota.
Diversas equipes trabalharam no local durante todo o sábado para restabelecer a energia às cidades em menor tempo possível. Uma nova torre foi instalada no lugar da antiga.
Os moradores de Querência, Alto Boa Vista, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Confresa, Vila Rica, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, São Félix do Araguaia, Canabrava do Norte, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte e regiões rurais ficaram sem energia das 23h42 de sexta até as 17h06 de sábado.