PUBLICIDADE

Secretários estaduais definem prioridades na área de gestão pública

PUBLICIDADE

Secretários estaduais, técnicos das secretarias e instituições do governo definiram, hoje, as ações prioritárias a serem executadas na área de gestão para alcançar a eficiência na prestação do serviço público e o equilíbrio fiscal. As discussões foram realizadas durante a segunda oficina coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e marcam o início do mapeamento estratégico do Estado. As prioridades definidas durante os encontros vão compor os próximos acordos de resultados, o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e, posteriormente, a Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Estamos inaugurando uma nova era do planejamento do Estado. A partir de agora, tudo será construído de maneira integrada, por isso a realização destas oficinas é muito importante. Os objetivos, estratégias e planos de ações estabelecidos durantes os encontros irão nortear as políticas públicas para os próximos anos, em conformidade com o plano de governo apresentado pelo governador Pedro Taques e aprovado pela população”, afirmou o secretário de Planejamento, Marco Marrafon.

O secretário de Gestão, Júlio Modesto, destacou a importância de estabelecer focos. “Quando se tem definido quais são os objetivos estratégicos do Estado, é possível direcionar toda força do Executivo para executar medidas para sustentar esse planejamento. Quando não há um planejamento claro e não se sabe onde quer chegar, muita energia é desperdiçada”, disse.

A secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, afirmou que a elaboração de um planejamento estratégico reflete o novo modelo de gestão implantado pelo governador Pedro Taques. “Trabalhar de forma integrada é importante para a definição de prioridades e melhor alocação dos recursos públicos”, concluiu.

Para o secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, a definição das políticas públicas de forma integrada irá beneficiar os cidadãos. “Esse é um momento de integração e de alinhamento das secretarias. O resultado dessas oficinas vai contribuir muito para a consolidação de uma política única de governo, que priorize as pessoas e suas necessidades”, ressaltou.

Evaristo Georgio Fava, diretor-presidente do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), frisou a relevância da área de Tecnologia da Informação para a qualidade e transparência dos serviços públicos. “A TI tem papel fundamental na execução das políticas públicas, na divulgação das mesmas e na otimização dos recursos”, declarou.

As orientações estratégicas são construídas com base no plano de governo apresentado pelo governador Pedro Taques e no Plano de Longo Prazo de Mato Grosso, que traça o cenário para os próximos 20 anos.

Participaram das discussões os secretários Marco Marrafon (Planejamento), Júlio Modesto (Gestão), Gustavo Oliveira (Projetos Estratégicos), Adriana Vandoni (Transparência e Combate à Corrupção), o Controlador-Geral do Estado, Ciro Rodolpho, o presidente interino do MT-PAR, Vinicius Araújo, o presidente do MT Saúde, Flavio Alexandre Taques da Silva e técnicos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Gabinete de Comunicação e da Casa Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE