A Cemat fez, hoje, cortes de carga de energia elétrica que afetaram parcialmente 11 municípios mato-grossenses. A estimativa é que cerca de 150 mil clientes ficaram sem luz em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Campo Verde, Nova Mutum, Juara, Tangará da Serra, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde e Juruena.
No total, o corte de carga no Estado foi de 185 MW, o que equivale a 12% da energia distribuída no momento da interrupção. Os primeiros cortes ocorreram às 13h55 e os últimos às 14h26. A energia começou a ser restabelecida às 14h35 e foi totalmente normalizada às 14h48. Com isso, a duração média das interrupções foi de 33 minutos, sendo que a menor interrupção foi em Rondonópolis (16 minutos) e a mais longa, em Nova Mutum (50 minutos).
A assessoria da empresa informou que os cortes ocorreram por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), administrado pelo governo federal. O motivo ainda não foi informado pelo ONS.
Reportagem do Estadão aponta que uma demanda excessiva por energia no horário especificado pode ter sido a causa da decisão do órgão federal. "A decisão de aliviar a carga nessas regiões ocorre para preservar o sistema elétrico como um todo e evitar um problema ainda maior", analisa o especialista e presidente da Comerc, gestora independente de energia elétrica, Cristopher Vlavianos.