O Conselho Regional de Contabilidade apresentou balanço da campanha para destinação de parte do imposto de renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em Mato Grosso. Foram arrecadados R$ 1 milhão, de janeiro até agora que serão destinados para as políticas públicas ações com crianças e adolescentes.
No total, 1.755 pessoas participaram da campanha, sendo que o município mais ativo proporcionalmente foi Primavera do Leste (234 km de Cuiabá). Tangará da Serra, Cuiabá, Água Boa, Barra do Garças, Brasnorte, Campos de Júlio, Canarana, Itanhangá, Novo Horizonte do Norte, Sorriso, Sinop, Várzea Grande e Nova Marilândia, também aparecem no ranking de municípios que mais reúnem doadores.
“Esse valor será muito importante na articulação de ações e campanhas que irão auxiliar a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes de Mato Grosso. Para o ano que vem, trabalharemos para aumentar o número de participantes, porque com esse balanço, pudemos ver que temos ainda muito para expandir”, disse a presidente do Conselho Estadual de Criança e Adolescente, Annelyse Cândido.
A presidente do CRC, Sílvia Cavalcante, garante que no próximo ano a entidade continuará firme na parceria junto ao Governo do Estado e Cedca para levar esclarecimentos aos contribuintes sobre a existência e forma de doação ao FIA. “Temos essa preocupação social e vamos aproveitar esse espaço que temos para ampliar a campanha”, ponderou.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar com doações para o fundo, bastando para isso, no ato da declaração do imposto de renda, assinalar a opção de destinação de 3% para o objetivo. O FIA, definido no artigo 71 da Lei nº 4.320/1964, é um aporte de recursos financeiros controlado pelo Cedca para atender as políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Contribuintes podem optar pela doação direta ao Fundo ou ainda escolher um projeto específico para fazer sua doação. Para pessoas físicas, a doação pode chegar até 6% do imposto a ser pago. Já para empresas, o percentual é de 1%.
A assessoria também informa que campanha foi feita pelo conselho em parceria com a Setas, CRC-MT, Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APDM), Núcleo de Ações Voluntárias, prefeituras e Receita Federal.