PUBLICIDADE

Ministro está em Cuiabá para lançar campanha de combate a dengue

PUBLICIDADE

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), Torquato Jardim, está em Cuiabá, hoje, participando do lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti. O evento foi realizado na escola municipal Professora Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica. Na ocasião, o ministro enfatizou a importância da ação comunitária nas escolas, nos ambientes públicos e também nas casas das pessoas.

O ministro destacou que em Mato Grosso, de 2014 para 2015, houve um aumento de 627% nos casos de dengue. Para reverter este cenário é preciso do empenho de todos no combate ao mosquito Aedes Aegypti. O secretário de Estado de Saúde, João Batista, diz que os números são altos, de 2015 a 2016 foram registrados 27 mil casos dengue, 24 mil de zika, 1,4 mil de chikungunya e dois casos de microcefalia. Ele ressalta que a capital e Várzea Grande são as cidades que mais apresentam casos dessas doenças.

Batista reforçou o pedido para que todas as sextas-feiras a população faça vistoria nos quintais para eliminar os possíveis criadouros. Só os agentes de endemias não tem condição de fazer esse trabalho, o governo estadual também terá o apoio do exército e da defesa civil, em parceria com os municípios. As ações começam por Cuiabá, onde serão realizadas vistorias nos bairros que apresentam maior índice de focos.

A mobilização nacional foi convocada pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros na última terça-feira (29), por meio de videoconferência, na Sala Nacional de Coordenação e Controle, em Brasília. Governo federal, Estados, municípios e a população irão realizar ações integradas e simultâneas.

Como no ano passado, em todo o pais, ministros de Estado, Forças Armadas, agentes de saúde e da Defesa Civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE