Em Cuiabá, com o fechamento do Banco do Brasil do Distrito Industrial, cerca de seis mil clientes serão migrados para a agência do Coxipó (localizada na avenida Fernando Correa da Costa, próximo a Universidade Federal de Mato Grosso). A migração ocorrerá efetivamente em fevereiro de 2017, mas em janeiro o banco começará a comunicar oficialmente os clientes, por meio de carta, SMS, entre outros canais. O impacto na unidade de Rondonópolis não foi estimado.
A instituição informou que está passando por um processo de reestruturação e que Mato Grosso será um dos estados menos impactados, pois apenas duas agências serão fechadas: a do Distrito Industrial, em Cuiabá, e da Vila Operária, em Rondonópolis. Outras duas unidades funcionavam em um shopping e uma universidade particular que já estavam sendo fechadas..
A superintendência do Banco do Brasil avalia que os impactos serão mínimos para os consumidores, pois também será aberto um escritório digital no estado (especificamente para quem faz todas as transações pela internet) e porque todos as pessoas jurídicas da agência do Distrito Industrial já foram migradas para a agência da Ponte de Ferro, que atende apenas esse perfil de cliente.
O processo de migração durará em torno de 40 dias. O Banco disponibilizou ainda um canal direto de atendimento ao Procon-MT para resolver qualquer problema que possa ocorrer. “Vamos acompanhar para ver se de fato não haverá prejuízos aos consumidores, como filas e maior demora no atendimento. Se algum consumidor tiver problemas, pode procurar o Procon”, alerta a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana.
Em virtude da notícia do fechamento de aproximadamente 400 agências bancárias pelo Banco do Brasil, a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) orientou os Procons de todo o País a notificarem o Banco para que esclareça quais medidas serão tomadas. O objetivo é evitar que o consumidor sofra qualquer tipo de prejuízo.
O banco deverá informar quantas agências serão fechadas no estado/municípios, quais canais de atendimento serão colocados à disposição do consumidor, bem como quais medidas serão tomadas para minimizar eventuais filas e demora do atendimento, queixa frequente de muitos consumidores.