A partir da próxima segunda-feira, o município contará uma banca examinadora fixa para avaliar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A banca é responsável pelos exames teóricos e práticos obrigatórios para a obtenção do documento e faz parte do projeto de descentralização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
O diretor de Habilitação, Fernando Lopes, informa que, além de otimizar o atendimento do município, a banca fixa reduz os custos com diárias e locomoção dos examinadores. Ele explica que o projeto de descentralização começou em 2015, com o objetivo de tornar o Detran Cidadão, mais próximo e oferecendo melhor atendimento para quem depende dos serviços da autarquia. Segundo o diretor, a descentralização foi possível após a conclusão do Curso de Formação de Instrutor e Examinador de Trânsito ministrado pela Escola Pública de Trânsito do Detran.
“Este é o segundo município a ter o serviço da banca examinadora descentralizada na nossa gestão. O primeiro foi Rondonópolis. A capacitação é uma exigência legal e, por isso, fundamental para promover a descentralização da capital para os polos no estado. Os municípios contemplados atenderão os candidatos normalmente durante todo o ano, sem interrupção”.
Antes a banca examinadora de Cuiabá atendia Sinop com uma equipe a cada 15 dias. A partir de agora, terá uma equipe fixa formada por dez servidores que ficarão responsáveis por aplicar os exames práticos. A equipe se revezará três vezes por semana para suprir a demanda local.
De acordo com o gerente de Exames Teóricos e Práticos, Loester Rodrigues, para atender a cidade, foi montado um calendário próprio, baseado no quantitativo de exames dos últimos três anos, onde semanalmente os alunos terão a sua disposição 30 vagas de mudança de categoria ‘C’ e ‘D’, 70 vagas para categoria de moto e 70 vagas para categoria de veículo quatro rodas.
“O quantitativo é suficiente para atender a demanda do município. Com isso haverá uma maior celeridade no processo de habilitação, que se iniciará e finalizará na própria cidade, ficando a cargo da sede da autarquia, somente a confecção da CNH”.
O gerente lembra que com a descentralização da banca examinadora, Sinop não terá mais a lacuna sem exames decorrentes do fechamento do orçamento, o que será um grande benefício à comunidade local, que dentro deste período poderá agendar seus exames práticos e serem avaliados normalmente.