De hoje até domingo (20), ocorrerão eventos na capital que abordam a proposta e que, principalmente, disseminam a cultura inovadora e empreendedora. As atividades variam entre encontros de grande porte, que devem acontecer até o fim deste mês, à discussões preparatórias sobre as próximas realizações, incentivando o debate e abrindo novas oportunidades de networking.
Criada há pouco mais de uma década, a Rede Global do Empreendedorismo (RGE) é o maior movimento do mundo que tem como principal objetivo desenvolver ecossistemas empreendedores. No Brasil, o movimento é liderado pela Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo.
O governo do Estado iniciou no mês de outubro uma nova ação para promover o tema “ecossistema empreendedor”. Por meio da parceria entre a Seplan e o GAE, o Executivo mato-grossense estrutura localmente o comitê e os líderes da Rede Global do Empreendedorismo.
A ideia é mostrar que ao conectar líderes que mobilizem a sociedade, é possível construir um ambiente de negócios melhor, utilizando o empreendedorismo e a inovação como ferramentas de transformação para gerar mais emprego e aquecer a economia.
A proposta é pioneira em Mato Grosso e cumpre a determinação do governador em promover a transformação da administração pública ao trazer a inovação para dentro do Governo. A rede regional de líderes será formada pelas principais lideranças de seis segmentos: Governo, empreendedores, organizações de suporte, investidores e aceleradores, mídia, instituições de ensino e empresas juniores.