PUBLICIDADE

Mato Grosso firma parceria para fomentar a economia sustentável

PUBLICIDADE

O governo, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas), lançou o Programa Ciclos – Parceria para Economia Verde. A iniciativa, que surgiu a partir da Parceria para Ação Pela Economia Verde (Page, sigla em inglês), uma iniciativa global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), tem como objetivo apoiar o Estado na transição para economias inclusivas, utilizando os recursos naturais de maneira mais eficiente e com baixas emissões de carbono, criando empregos, promovendo tecnologias limpas, contribuindo para reduzir a pobreza e os riscos ao meio ambiente.

O Programa Ciclos vem com a proposta de agregar-se e contribuir com as políticas públicas estaduais que possuem metas similares, como o Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) – que visa promover o desenvolvimento sustentável dos municípios mato-grossenses, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica, da conservação dos recursos naturais e recuperação ambiental, e da redução das desigualdades sociais – e a Estratégia Produzir Conservar e Incluir (PCI), que tem o objetivo de, dentre outros pontos, zerar o desmatamento ilegal em Mato Grosso e ampliar o atendimento de assistência técnica e extensão rural da agricultura familiar, bem como aumentar a participação deste setor no mercado interno.

“Queremos um futuro onde Mato Grosso produza muito, mas sempre preservando nosso território e cuidando das pessoas. Para alcançar esses objetivos que criamos, com a ajuda da sociedade civil, a Estratégia PCI. O reconhecimento dessas agências internacionais nos sinaliza que estamos no caminho certo”, disse o governador Pedro Taques.

“O mundo hoje é de quem sabe reconhecer e aproveitar as oportunidades. Por isso estamos em Mato Grosso e para isso temos o Page. Hoje o Estado marca seu desejo de se juntar ao esforço global para criar um mundo mais sustentável, com base em uma estratégia de produzir, conservar e incluir”, afirmou Steven Stone, chefe do Serviço de Economia e Comércio do Pnuma.

Renato Farias, diretor executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), disse que a parceria com a Page é uma oportunidade para o Estado executar as ações previstas no PMS e na PCI. “Essa parceria é uma oportunidade de colocar em prática as ações de programas que o Estado já tem, como o PMS, no âmbito dos municípios, e a PCI, que tem abrangência estadual. Estas duas, dentre outras políticas públicas, têm metas e objetivos que convergentes com os da Page e precisam acontecer”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...

STJ vê invasão ilegal de policiais e absolve condenada por tráfico em Mato Grosso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso da...
PUBLICIDADE