Com o lema “S.O.S Universitário: transformando a sua experiência acadêmica”, a equipe constituída por alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a vencedora da 1ª Maratona Células Empreendedoras. O anúncio do resultado foi feito, ontem, e a premiação será na sexta-feira (11), durante o evento Cidades Criativas, Inteligentes e Humanas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Os três projetos vencedores dessa etapa chamada Living Lab são as startups: S.O.S Universitário (Unemat), em 2º lugar Residus (UFMT) e em 3º lugar o Projeto Amônia (IFMT). O aplicativo S.O.S Universitário é uma plataforma online que tem a finalidade de auxiliar os estudantes que vão cursar faculdade em outra cidade. São orientações em relação à moradia, transporte, alimentação e dicas para encontrar uma pessoa que os ajude na adaptação, chamados de padrinhos.
O aplicativo já está rodando na versão Beta, que é quando o produto em estágio de desenvolvimento pode ser testado pelo usuário. É só acessar a Play Store, baixar no celular e começar a usar. Os universitários têm acesso a informações gerais sobre a cidade de destino e também a funções de mídias sociais, a partir do contato com outros estudantes.
De acordo com o acadêmico de Ciências da Computação da Unemat, Vinícius Biscaro Assunção, o primeiro caso de apadrinhamento de sucesso ocorreu no campus de Barra do Bugres, durante o evento do programa Células Empreendedoras. O aplicativo mediou o contato de acadêmicos calouros e veteranos em ações de suporte e acolhida.
Hoje, o aplicativo conta com 56 padrinhos e 34 apadrinhados cadastrados. O próximo passo é ampliar para o município de Cáceres e a meta ambiciosa da equipe é atingir todo o território nacional. “A intenção é contribuir para a redução da evasão escolar e melhoria da qualidade de vida dos estudantes”.
Outras parcerias estão sendo construídas com empresas locais, Unemat e clubes de serviço. A versão final será lançada em 30 de janeiro.
A equipe vencedora da Unemat reúne estudantes de diferentes cursos. São eles: Hemilly Lohainy de Souza Correia e Simone da Silva Guimarães (Ciências Contábeis, de Cáceres), Vinícius Biscaro Assunção, Brenda Carolina Santos da Silva, Timóteo Silva Garcia Duarte, Douglas Silva Marcacini, Jonathan Luiz Monteiro da Silva e Elias de Abreu Domingos da Silva (Ciência da Computação, de Cáceres) e Douglas dos Anjos Rodrigues (Engenharia Elétrica, de Sinop).
Células Empreendedoras é um programa idealizado pelo professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, Genésio Gomes da Cruz Neto, com a missão de fomentar a criação e desenvolvimento de ecossistemas de Educação Empreendedora em universidades, faculdades, empresas e escolas técnicas.
A implantação do programa em Mato Grosso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em conjunto com a Unemat, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).