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Ferramenta de combate ao mosquito da dengue vence em evento de programação na capital

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Uma nova ferramenta de combate ao mosquito Aedes aegypti foi a grande vencedora do primeiro Hackathon do Estado, o GovHackMT, finalizado, ontem. Produzido pela equipe 'Map Zii', o software permite que os casos de transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, sejam inseridos em um mapa virtual onde sua demonstração é feita por imagens de calor. O modelo produzido durante a maratona de 54 horas de programação também prevê um rankeamento de ruas e bairros conforme a incidência de casos das doenças.

“Nosso objetivo era trocar experiências, conhecer os profissionais que tem atuado nesta área. Ficamos muito empolgados em termos a nossa solução vencedora deste desafio. O nome de nossa equipe já é uma referência ao software. Map é o mapa, Zii significa o zunido produzido pelo mosquito”, destacou Leonardo Luiz Braun, os dos cinco integrantes da equipe.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento de, Gustavo de Oliveira, o Governo foi pioneiro ao ofertar sua base de dados para construção das ferramentas. Agora, finalizado o evento, o Estado garantirá espaço para que todas as soluções tecnológicas desenvolvidas no evento sejam debatidas com os demais secretários de Mato Grosso. Nos próximos seis meses, os protótipos serão expostos, cabendo aos gestores analisarem a viabilidade da implementação.

A equipe 'Encontre o X', autora da ferramenta 'O Governo Responde', conquistou o segundo lugar na competição. Em linhas gerais, eles construíram uma plataforma de resposta automática para as principais dúvidas da sociedade. Após um processo de centralização das informações, o Governo poderá responder aos cidadãos por meio de chats em seus sites ou redes sociais.

A terceira colocação foi ocupada pela equipe 'CapiHack', que apresentou um programa capaz de ofertar o agendamento de consultas médicas na rede pública de saúde. Os membros da equipe chegaram a buscar informações junto à Secretaria de Saúde e constatar que 40% das consultas podem ser realizadas mediante agendamento on-line. A solução ainda prevê que o a guia da criança seja online, garantindo maior agilidade no momento do atendimento. 

Voltada para a área da educação, a equipe 'Code Miners' focou sua solução em um aplicativo Android que permite aos professores inserirem informações em tempo real sobre frequência dos alunos ou mesmo suas pontuações. O aplicativo evita o acúmulo e o retrabalho da marcação em papel e depois ter que centralizar a informação junto a direção da escola, tudo acontece de forma automática.

Ao todo foram apresentadas 16 soluções tecnológicas para os problemas expostos pelo Governo do Estado. “Todo o trabalho será analisado pelo Governo. Tivemos softwares interessantes que não foram premiados que o Estado tem interesse em dar sequência. Mesmo para as propostas que não forem utilizadas em Mato Grosso, vamos firmar parcerias com outros Estados incentivando este trabalho de desenvolvimento mato-grossense”, reforçou o assessor de Inovação do Governo, Flávio Gomes.

Além da oportunidade de interação, o primeiro GovHack-MT premiou a equipe vencedora com R$ 2 mil e um mês gratuito de utilização do Escritório +, R$ 1 mil para segunda colocada e R$ 500 para terceira. As três primeiras colocadas também receberam três anos de acesso aos produtos Microsoft, passe de visitação ao escritório Google, tour pelo sistema de empreendedorismo e inovação de São Paulo, ingressos para Campus Party, consultoria para contratos, e ainda assessoria na construção de marcas.

O GovHack foi o primeiro evento hackathon do Estado, idealizado pela comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT) com o apoio do Executivo mato-grossense, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), unidade vinculada à pasta de planejamento.

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