As principais avenidas de Cuiabá estão recebendo nova sinalização horizontal com a implantação dos chamados “bolsões” para motociclistas. A medida partiu de uma indicação do deputado Mauro Savi (PSB), feita por duas vezes, ao governo do Estado e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A prática, já realizada com sucesso em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, determina um espaço entre a faixa de pedestre e a faixa dos carros, através de um quadrado pintado no asfalto que serve para sinalizar a separação entre bicicletas e motos dos demais veículos, dando preferência às duas rodas na hora em que o semáforo abre. A ideia é trazer mais segurança para ciclistas e motociclistas.
“Nossa ideia é trazer mais segurança para ciclistas, motociclistas e para as pessoas como um todo, desde os pedestres aos motoristas", explicou Mauro Savi ao ressaltar que ficou muito feliz ao saber que sua indicação foi atendida. Ainda conforme o parlamentar, o conceito de "bike box" (já que a princípio, visava abranger somente as bicicletas) foi estendido para motos e chegou recentemente no Brasil.
Para o autor da indicação, a instalação dessa nova forma de sinalização beneficiará os usuários desses veículos, pois evitará a insegurança por parte dos motoristas, cercados por motos de todos os lados, e dos condutores de motos e bicicletas, cercados por veículos mais potentes e com poder maior de arrancada. Além disso, a convivência entre motociclistas e motoristas tende a ficar mais cordial e pacífica.
Em Cuiabá, a avenida Tenente Coronel Duarte, popular Prainha, já recebeu a nova sinalização. A primeira indicação foi apresentada pelo deputado Mauro Savi em 2013 e a segunda em 2015.