PUBLICIDADE

Governo lança Parceria para Economia Verde em novembro em Mato Grosso

PUBLICIDADE

No próximo dia 10 de novembro, às 15 horas, ocorrerá o lançamento do programa Parceria para Economia Verde (PEV-MT). A iniciativa busca implementar em  Mato Grosso um programa que reúna ferramentas de análise para realizar diagnósticos e projeções, fornecer apoio técnico para a reformulação de políticas públicas setoriais e auxiliar na construção das capacidades individuais e institucionais para uma transição sustentável para a Economia Verde. O evento será realizado no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Economia Verde é aquela que resulta em melhoria do bem-estar humano e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e os desequilíbrios ecológicos.  A visão geral do programa PEV-MT é a de contribuir para a transformação equitativa e sustentável das estruturas econômicas nacionais em 20 países até 2020, com o objetivo de obter a sustentabilidade ambiental, a geração de trabalho decente e a promoção do bem-estar humano.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), com a parceria de cinco agências da Organização das Nações Unidas (ONU). O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e o Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) integram a PEV-MT.

Segundo a assessoria de imprensa, Mato Grosso é o primeiro estado a receber a parceria e formula projetos para implementar a iniciativa nos próximos três anos. Mais especificamente, a Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE, na sigla em inglês) incentiva a criação de condições para favorecer o investimento em ativos econômicos verdes, incluindo tecnologias limpas, estruturas para utilização eficiente de recursos, conservação de ecossistemas, mão-de-obra qualificada para empregos verdes e boa governança.

Participantes

Participarão do lançamento referências internacionais sobre a Economia Verde: Steven Stone – coordenador mundial da PAGE; Peter Poschen, – diretor do Departamento de Empresas da OIT; Didier Trebucq – PNUD; Denise Hamu – PNUMA; Paulo Sérgio Muçouça – OIT;  Valdir Bündchen – Sociólogo e estudioso da Economia Verde; Miguel Angel Beretta – Coordenador da PAGE-Peru; Victor Manuel Noriega – Governador de San Martín –Peru.

Peter Poschen é um dos principais especialistas da OIT em desenvolvimento sustentável e mudança climática, com experiência de mais de 30 anos em quatro continentes e foco nas dimensões sociais do uso de recursos naturais.

Steven Stone, que trabalhou durante 13 anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) antes de ingressar no Pnuma, em 2010, passou dois anos estudando a Amazônia, sediado no Imazon, uma espécie de think tank brasileiro baseado no Pará (PA). Ele coordenou o mais importante estudo sobre economia verde lançado pelo Pnuma, o braço ambiental das Nações Unidas.

O futuro que queremos

A coordenação do programa informa que em 2012 o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20 -, titulado "O futuro que queremos", reconheceu a Economia Verde como um canal para a promoção do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. Na ocasião, foi feito um apelo às Nações Unidas para que apoiassem os países interessados na transição para economias mais verdes e inclusivas.

Em resposta a esse apelo, quatro agências da ONU (PNUMA, OIT, Unido e Unitar) criaram a Partnership for Action on Greeen Economy (PAGE) que, em português, significa Parceria de Ação para uma Economia Verde. O objetivo é atender às crescentes demandas dos países que procuram desenvolver e implementar estratégias de transição para a Economia Verde em seu território. Posteriormente, o PNUD se juntou a esta iniciativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE