A Rota do Oeste lança, nesta terça-feira, a campanha Troco Solidário em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para auxiliar instituições de caridade localizadas nos 19 municípios que são cortados pela BR-163. O Hospital do Câncer de Mato Grosso é a primeira unidade beneficiada. O lançamento será às 9h, na praça de Pedágio 4, em Cuiabá. Na ocasião, a PRF inicia ainda as atividades com foco na campanha Policiais em Combate ao Câncer Infantil, realizada em Mato Grosso pelo segundo ano consecutivo.
As duas campanhas têm o mesmo foco: ajuda ao próximo. A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do HCan, Silvia Negri, destaca que o hospital atende uma média de 5,7 mil pacientes por mês e iniciativas dessa natureza são fundamentais para fortalecer a instituição e permitir que os pacientes sejam tratados cada vez com mais recursos e conforto. “Sem o apoio da sociedade, empresas e entes públicos não conseguiríamos prestar o atendimento necessários para quem depende desse serviço”.
O Troco Solidário faz parte da preocupação social da Rota do Oeste com as instituições legalmente reconhecidas pelo trabalho solidário prestado nos municípios próximos à rodovia. Para isso, o apoio da sociedade é fundamental. O HCan receberá as doações durante seis meses.
O gerente de Pedágio, Wilson Ferreira, destaca que ao passar pelas praças, os usuários podem deixar qualquer quantia nas caixinhas de coleta. “O valor a ser doado fica a critério do usuário. Toda e qualquer quantia é bem-vinda. Pode ser o troco do pagamento do pedágio, algumas moedas ou uma quantidade maior. O importante é entender que toda ajuda faz diferença para quem precisa”, comenta Ferreira, explicando ainda que os valores são contabilizados e repassados à instituição contemplada em cada momento. Todo o processo é legalizado e transparente, sempre com foco na ajuda a quem precisa.
Já a atividade Policiais em Combate ao Câncer Infantil visa levar um dia de alegria e diversão às crianças internadas no Hcan. O diretor de Direitos Humanos da PRF, Álvaro Daniel, explica que os policiais realizam uma arrecadação interna de brinquedos e alimentos, que são entregues em 23 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, durante uma ação festiva.