PUBLICIDADE

Nortão: indígenas desistem de protesto após restabelecimento de autonomia de distritos de saúde

PUBLICIDADE

Indígenas de várias etnias da região Norte estavam se mobilizando para realizar protesto contra uma portaria do Ministério da Saúde, assinada pelo ministro Ricardo Barros, este mês. No entanto, após a repercussão negativa, o governo federal decidiu voltar atrás e restabelecer a autonomia dos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Com esta nova medida, os índios decidiram não realizar mais os protestos que prometiam. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo coordenador regional da Funai de Colíder, Patxon Metuktire.

Os índios prometiam impedir a saída de profissionais da saúde das aldeias e também avaliavam a possibilidade de bloquear a BR-163 entre os municípios de Nova Santa Helena e Itaúba. O manifesto estava marcado para esta quarta-feira. Os membros da aldeia Kapot, localizada em Peixoto de Azevedo, realizaram um manifesto neste final de semana. Quatro profissionais ficaram em poder dos indígenas e houve canto de guerra, segundo o coordenador regional da Funai. Ninguém ficou ferido. Neste primeiro momento, eles só fizeram a ameaça de impedir a saída destes trabalhadores.

A portaria questionada por eles revogava uma outra de 16 de março de 2011. Segundo os indígenas, o ministro estava retirando a competências atribuídas ao secretário de Saúde Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado ao próprio Ministério da Saúde, no que se refere à gestão orçamentária e financeira relativa à política pública de atenção à saúde dos povos indígenas.

Ou seja, toda a ordenação de despesa e autonomia dos DSEIs haviam sido retiradas e concentradas em Brasília.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE