Está apto para à primeira votação parlamentar, o projeto de lei do deputado estadual Max Russi (PSB) que prevê a reutilização da água usada na lavagem de carros, motos, ônibus e caminhões. A proposta determina que postos de combustíveis, empresas prestadoras de serviços de lavagem de veículos, transportadoras e empresas prestadoras de serviços de transporte coletivo urbano e rodoviário de passageiros e transportes de cargas ficam obrigadas à instalar equipamentos para captação, tratamento e armazenamento de água, visando sua reutilização. Assim como o reaproveitamento das águas das chuvas, por meio de reservatórios e captadores.
O reuso da água é um processo pelo qual o líquido passa para que possa ser utilizado novamente. Para tal processo existem equipamentos que realizam tratamentos terciários que tornam possível o reuso da água já usada na limpeza dos veículos. Para o reaproveitamento da água da chuva há sistemas que permitem a remoção de poluentes e deixam a água de reuso sanitariamente segura, atendendo todas as normas vigentes.
A água quando submetida a tratamento pode ser utilizada na irrigação de pomares, jardins e outros tipos de cultivo, lavagem de pátios, ruas e paredes, alimentação de bacias sanitárias e mictórios, limpeza ou resfriamento de peças ou máquinas em processo industrial, espelhos e pequenas fontes de água e, em matéria de segurança, pode ser usada como reserva para eventual incêndio.
“O uso responsável da água é fundamental, não somente nas regiões metropolitanas, mas em todo o mundo. O projeto é muito importante, pois a cada litro de água de reuso utilizado representa um litro de água conservada em nossos mananciais”, explicou o parlamentar.
O consumo das reservas naturais de água doce, decorrente do alto crescimento populacional, está sendo maior do que a natureza pode oferecer, e a poluição produzida pelo homem contamina e diminui cada vez mais as reservas, atualmente menos que um por cento de toda a água disponível no planeta é doce e limpa, e essa quantidade está reduzindo em todas as regiões do mundo demonstrando a necessidade urgente em ações para conscientização e aproveitamento adequado desse recurso de suma importância para a vida no planeta.