PUBLICIDADE

Novos policiais vão reforçar policiamento na fronteira de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Trinta e um novos policiais vão integrar o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). O reforço faz parte das medidas estratégicas de segurança pública anunciadas pelo governador Pedro Taques. O aumento de efetivo na fronteira já está garantido para o próximo mês e vai abranger os 983 quilômetros de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. "Melhorar a estrutura do Gefron é uma promessa de campanha do governador e faz parte da linha estratégica da Secretaria de Estado de Segurança Pública", disse o comandante do Gefron, tenente coronel Jonildo José de Assis.

O número de policiais atuando na fronteira é o maior desde o início das atividades do grupamento, em 2002, afirma o comandante. "Fui capitão do Gefron e nunca conseguimos passar a marca de 100 homens no Gefron. Hoje com este reforço, estaremos atingindo 135 homens".

Destinado a preparar os novos profissionais para as especificidades do trabalho na fronteira, o curso de policiamento na fronteira (CPFron) começou, ontem, e segue até 24 de novembro. Ao todo, farão parte do curso de policiamento na fronteira 41 policiais, sendo 31 recém formados e 10 que já atuam no grupamento.

O treinamento é constituído de aulas práticas e teóricas, com disciplinas especializadas de fronteira. Na aula inaugural, o primeiro comandante da Tropa, coronel PM Leovaldo Salles, ministrou palestra sobre a história e a atuação do grupamento. "Hoje o Gefron é uma unidade de referência nacional. Quando implantamos o Gefron, a realidade era outra. As pessoas saíam daqui porque não dava para produzir. Eram roubadas, tinham suas propriedades invadidas. O Gefron mudou esta realidade".

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, Rhaygino Setúbal, disse que a chegada de novos policiais ao Gefron representa mais segurança e mais combate ao tráfico de drogas. "Acreditamos que, reforçando nossas ações na fronteira, teremos uma diminuição da criminalidade em Cuiabá e em todo o Estado".

A solenidade de abertura do curso de policiamento de fronteira foi realizada na Unemat, em Cáceres, e contou com as presenças do comandante do 6º Comando Regional, tenente coronel PM, Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, da delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido e do promotor do município, Kledson Dionysio de Oliveira e autoridades locais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE