Com o objetivo de afastar o adolescente do crime e da violência, o projeto “Luz do Amanhã: Cultivando Segurança Com Integração Social” nasceu de uma proposta da Polícia Militar em Sinop. Participam 120 adolescentes de 12 a 17 anos em estado de vulnerabilidade, selecionados a partir de indicação de escolas públicas, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Tutelar e da própria PM.
A ideia de implantar o projeto surgiu a partir das conferências de índices de roubos, homicídios e tráfico de drogas apontarem o frequente envolvimento de menores de idade. Essas aferições também levaram a conclusão de que o adolescente que se envolvia em atos infracionais, muitas vezes estava na ociosidade, e isso acabava sendo um fator de influência.
A partir da criação do projeto, originou-se a Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente de Sinop (Acoas), que tem como meta o desenvolvimento do adolescente em sua força física, moral e intelectual, proporcionando aprendizado de técnicas de plantio e cultivo de hortaliças, e atividades de esporte, cultura, lazer e educação. Os adolescentes recebem aulas teóricas em uma sala do Quartel do Comando Regional, de segunda a sexta-feira. A produção das hortaliças (alface, couve, coentro, salsa, cebolinha, almeirão, mandioca, abóbora e melancia) é destinada às famílias dos alunos e distribuída em escolas públicas, privadas, creches e outras entidades.
O professor universitário Marcos Antônio Silva ministrou aos participantes do projeto aulas sobre comunicação social, jornalismo e comunicação interpessoal. Ao Só Notícias, ele afirmou que "Através de aulas expositivas e dinâmicas, pude repassar o quanto a comunicação é fundamental na vida de todas as pessoas. Através dela, os seres humanos partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Levar esta formação aos alunos do projeto, proporciona uma melhor interação deles junto a família, escola e comunidade onde residem".
As aulas começaram em 26 de novembro do ano passado e têm duração de 100 dias letivos. No final desse período, será realizada a formatura da turma, que terá madrinha, patrono e paraninfo.
Conforme Só Notícias informou, segundo balanço do 3º Comando Regional da PM foram registradas 472 ocorrências infracionais envolvendo menores de 12 anos e adolescentes entre 13 a 17 anos no município de janeiro até setembro deste ano.