O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, e sua equipe receberam a doação de dois equipamentos de GPS Juno geração 5 que irão contribuir com os trabalhos das Coordenadorias de Reflorestamento e de Recursos Florestais. Esse foi o resultado de uma parceria com a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e o Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), que se colocam como parceiros do órgão ambiental. Os equipamentos já vieram equipados com o software de última geração, totalizando um investimento de R$ 46 mil. A reunião de entrega ocorreu na sexta-feira (30.09).
Para o secretário André Baby, é com muita alegria que a secretaria recebe esse tipo de apoio que contribui para o cumprimento da sua missão primordial, que é atender a sociedade, respeitando a legislação ambiental. “Estamos fazendo os ajustes devidos para a Sema avance cada vez mais, com transparência, eficiência e proatividade, é importante termos pessoas que se sensibilizem com a causa e queiram construir junto conosco uma nova realidade”.
O presidente do Cipem, José Eduardo Pinto, e o secretário geral da Arefloresta, Fausto Takizawa, frisaram que têm sido bem recebidos pela Sema. “Não adiantar a gente ficar na posição apenas de cobrar, fizemos um esforço para poder também contribuir com a instituição nesse momento em que o governo enfrente uma crise, porque entendemos que essa parceria vai ajudar muito o fortalecimento do setor”, afirmou José Eduardo.
Na avaliação do superintendente de Gestão Florestal, Marcus Keynes, os novos equipamentos contribuirão para a melhora expressiva no tempo de resposta às análises e também na qualidade delas frente aos antigos equipamentos, algo que vai contribuir ainda mais para os avanços do setor. No Reflorestamento, não há mais passivo e as dificuldade com vistorias foram equacionadas. Já no Recursos Florestais, o tempo de resposta já diminuiu em 13% por meio da atuação da empresa de consultoria Falconi. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais”.
O servidor do setor de Reflorestamento, José Ferrer Kalix, elogiou a iniciativa dos parceiros e disse que o trabalho vai ser muito mais rápido a partir de agora. “Já perdemos viagem de vistoria porque ao chegar na secretaria não conseguimos aproveitar os dados coletados, com os novos equipamentos vamos ter muito mais segurança na prestação do serviço à sociedade”.
Para Gleison Pagliari, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), a Sema vive um novo momento. O setor está muito satisfeito com o atendimento prestado, com retornos rápidos e pontuais. “Nossa região não tem mais nenhum registro de reclamação, parabéns à nova equipe pela melhora significativa no serviço oferecido, continue com gás, determinação e conte conosco para as horas boas e ruins, esse é o princípio da parceria”.