Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram a escolta e segurança de sete ônibus com cerca de 300 índios que exerceram sua cidadania na seção eleitoral em Bom Jesus do Araguaia. A articulação iniciou no dia 30 do mês passado com deslocamento da capital e se encerra, amanhã, com o retorno.
A operação é parte do planejamento da segurança das eleições, por meio do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A ação efetiva transcorreu dentro da normalidade, segundo o Juiz eleitoral da região, que acompanhou pessoalmente toda a ação, que teve o apoio de uma equipe da Polícia Federal, da Polícia Militar e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).
O encerramento se deu dentro da aldeia, onde o cacique Damião agradeceu e parabenizou o trabalho realizado, para garantir o Direito do seu povo, que enfrentou uma intensa batalha de Desintrusão de suas terras, em 2012, invadidas por posseiros há décadas.