O secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, anunciou, ontem, a construção de uma unidade escolar no Pedra 90, um dos bairros mais populosos de Cuiabá e que hoje conta com duas escolas estaduais. O anúncio foi feito para os alunos e profissionais da Escola Estadual Rafael Rueda, que atualmente atende cerca de 900 alunos dos ensinos fundamental e médio e será beneficiada com o novo prédio. A construção está prevista para começar em outubro.
No bate-papo com os estudantes e professores, Marrafon contou que a nova Escola Padrão será construída em uma área de aproximadamente 9.000 m² localizada a cerca de seis quadras da Rafael Rueda, terá 12 salas fixas e seis móveis, e contará com concepção moderna visando o ensino digital. A expectativa é que os trabalhos durem seis meses e a nova estrutura fique pronta no primeiro semestre de 2017.
A nova unidade passará a atender alunos e professores para que o prédio da escola Rafael Rueda, que nunca passou por uma reforma em 22 anos, seja demolido e uma nova estrutura seja construída no local. Essa obra tem previsão para ser iniciada assim que a Escola Padrão for concluída. “Estive aqui ao assumir a Seduc e fiquei muito preocupado com a situação que encontrei, a escola parece uma prisão. Essa preocupação se transformou em uma medida concreta para que a gente possa iniciar o processo de transformação dessa escola e também da própria relação entre escola e comunidade”.
As obras estão contempladas no programa Pró-Escolas, cujo objetivo é a renovação da ambiência escolar, a melhoria do ensino público e a inovação por meio de projetos educacionais. No caso do novo prédio da Rafael Rueda, Marrafon destacou que o projeto deverá ficar pronto até o fim de outubro e apresentado à comunidade escolar. “Estamos projetando uma nova Rafael Rueda, que contemplará um centro de integração entre escola e comunidade, com múltiplas atividades e uma nova escola com um padrão construtivo completamente diferenciado”.
O secretário também aproveitou a oportunidade para anunciar a chegada de pelo menos três projetos para a escola a partir do próximo ano, que visam, principalmente, a intensificação da segurança nas imediações escolares; a musicalização clássica e o incentivo à prática esportiva. “O céu é o limite para cada um de vocês e o que pudermos fazer por parte da Seduc nós faremos porque estamos ao lado de vocês”.