PUBLICIDADE

Deputado defende ampliação da licença-paternidade em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Servidores públicos de todo o estado e da Assembleia Legislativa poderão ser beneficiados com 20 dias de licença-paternidade, caso dois projetos de autoria do deputado Guilherme Maluf (PSDB) sejam aprovados. Atualmente, os servidores mato-grossenses podem se ausentar do serviço por apenas cinco dias após o nascimento ou adoção de seus filhos, conforme estabelecido na Lei Complementar. Os servidores federais, por sua vez, têm direito a 20 dias de licença.

“Queremos assegurar aos servidores estaduais o mesmo direito do qual já usufruem os servidores federais, pois entendemos que o acompanhamento do homem nos primeiros dias de vida da criança é de suma importância”, declarou Maluf.

A pediatra Patrícia Pires explica que o primeiro mês de vida do recém-nascido é um período de muitas descobertas e adaptações na rotina da família, por isso o apoio do pai é essencial. “A mãe se sente mais frágil e sensível com as mudanças físicas e psicológicas que sofre nessa fase, portanto a presença do pai pode transmitir mais segurança a ela, além de auxiliar nos cuidados com o bebê, que são intensos”.

Além disso, segundo ela, a interação do pai com o bebê fortalece o vínculo entre ambos. “Estudos já comprovaram que a figura paterna também é muito importante para o desenvolvimento saudável da criança”, ressalta Patrícia.

A ampliação do benefício a todos os servidores do estado está prevista no Projeto de Lei Complementar nº 10/2016. Apresentado em abril, o projeto ainda aguarda análise da comissão de mérito para ser encaminhado à votação em plenário.          

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE