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Concessionária registra aumento de 25% nos atendimentos na BR-163 em um ano

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A procura pelos atendimentos prestados pela Rota do Oeste aumentou 25% no último ano quando 127.201 casos foram registrados nos 850,9 quilômetros das BR-163/364 e 070. No primeiro ano, foram 101.413 serviços prestados aos usuários, totalizando 228.538 atendimentos desde a implantação dos serviços operacionais, em 20 de setembro de 2014.

De 1º de janeiro a 18 de setembro deste ano, foram registradas 90.984 ocorrências. Em média, são realizadas cerca de 350 assistências por dia sem custo adicional ao usuário. Toda prestação de serviço é custeada pelos valores arrecadados com o pedágio. As equipes são responsáveis por diversos trabalhos, desde o recolhimento de objetos na pista à prestação de socorro e resgate de vítimas de acidentes, sempre com foco na segurança e preservação da vida.

Para a dona de casa Juliana Pereira Mota, 24 anos, a presença da concessionária na BR-364 foi importante em julho deste ano, quando ela e a família sofreram um acidente. E da tragédia nasceu uma amizade com a socorrista Fabiana da Silva Meira, 31 anos, que atua na base do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) de Jangada.

“No acidente eu perdi meu marido e a minha filha Thauany teve um corte muito profundo nas costas, um ferimento muito grave. A Fabiana foi muito importante na nossa vida pelo cuidado todo especial que teve com a Thauany. Ela ficou com a minha filha o tempo todo, desde a hora do resgate até o momento em que a entregou para o médico no centro cirúrgico”, relata Juliana.

O socorro prestado à família da dona de casa faz parte dos 2.201 casos atendidos este ano relacionados a acidentes de todas as naturezas dentro e fora do trecho. Desde que assumiu a concessão, a Rota do Oeste registra uma redução de 15% em relação ao número de mortes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que de janeiro a agosto de 2013 ocorreram 89 óbitos na BR-163. No mesmo período deste ano foram 76 casos.

O gerente de Operações, Fernando Milléo, destaca que a principal preocupação da Concessionária é preservar vidas. São mais de 500 pessoas trabalhando com este intuito. “O nosso foco é garantir segurança aos usuários, sempre buscando preservar a vida de quem trafega pelo trecho. Todo trabalho é feito com essa missão”.

As ações mais perceptíveis para quem trafega nas rodovias são as de resgate em casos de acidentes, mas a Rota do Oeste faz muito mais que isso. Desde o início das operações foram realizados mais de 5 mil atendimentos clínicos a pessoas que apresentaram alguma necessidade, além de sete partos.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Arthur Nogueira, destaca que a chegada da Rota do Oeste em Mato Grosso representou melhorias significativas para a principal rodovia federal do Estado, a BR-163, oferecendo um apoio importante para a PRF, que passou a ficar livre para executar os serviços de fiscalização e policiamentos.

“Na maioria das vezes as equipes da concessionária chegam antes da PRF e já fazem a sinalização da ocorrência, prestam o atendimento e dão agilidade a todo o processo. A PRF e os usuários da rodovia ganharam muito com isso. Antes, era comum encontrar motoristas esperando horas na rodovia pela chegada do guincho, por exemplo. Agora o atendimento é muito mais rápido”.

Para prestar esse serviço, a concessionária dispõe de 18 bases distribuídas pelos 850 quilômetros da BR-163, uma a cada 47 quilômetros, em média. As unidades contam com veículos de inspeção, guinchos leves e pesados, ambulâncias, além de cinco caminhões pipas que auxiliam nas ocorrências com risco de fogo.

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