Documentos acumulados ou produzidos durante a vida do advogado, professor e poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, e que estão sob os cuidados do Arquivo Público de Mato Grosso, estarão disponíveis para acesso ao público em uma exposição interativa, hoje, na Praça da Mandioca, localizada no centro histórico de Cuiabá. No local será realizada a Feira Cultural “Arte e Cultura na Mandioca”, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. A Superintendência de Arquivo Público está ligada a Secretaria de Estado de Gestão (Seges).
Uma equipe de servidores da Gerência de Documentos Escritos da Superintendência de Arquivo Público proporcionará aos visitantes o acesso aos documentos durante a exposição interativa em dois televisores. “A pessoa terá a possibilidade de escolher o registro que tiver interesse, seja da época que ele exercia a profissão de poeta e jornalista, ou de político e advogado”, explicou o servidor Flávio Nascimento.
Segundo a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, a participação em eventos como este é importante para a difusão do acervo presente na instituição. “Essas atividades provocam o interesse das pessoas que passam a ver o Arquivo Público como um local para busca de informações e de preservação da memória de Mato Grosso”.
Para saber mais, os interessados terão que visitar a exposição que ficará no espaço da Casa Silva Freire, com início às 09h se estendendo até às 22h. Música, gastronomia, literatura e demais atividades culturais tomarão conta de uma das mais tradicionais praças do centro histórico de Cuiabá.
Todo o acervo de Silva Freire que está sob cuidado do Arquivo Público pode ser pesquisado na sede do órgão que fica na avenida Getúlio Vargas, no centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.