A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) demoliu, esta manhã, as antigas alas de internação III e IV do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de Cuiabá no Complexo Pomeri. A ação foi realizada em cumprimento à decisão judicial da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá proferida em 2014, que considerou as instalações inadequadas para o sistema socioeducativo.
Para o secretário adjunto de Justiça da Sejudh, Enéas Corrêa Figueiredo Júnior, a demolição das alas antigas, além de atender à decisão judicial, representa um momento importante de modernização das estruturas do sistema socioeducativo. Ele informa que em setembro desse ano terão início no Complexo Pomeri as obras de construção do “Espaço Social e de Cidadania Dom Bosco”. A instalação multiuso contará com biblioteca e espaço para reuniões e encontros e é uma ação do projeto social “Dai-me almas”, realizado pela Paróquia São Gonçalo do Porto.
O Centro Socioeducativo de Cuiabá também passará por recuperação e reforma parcial nos próximos meses. Além disso, serão construídos o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), Unidade de Atendimento Inicial e Unidade de Internação Provisória Masculina no município de Rondonópolis.
“Nessa gestão, estamos trabalhando para aprimorar o serviço prestado, de acordo com o que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A demolição dessa estrutura antiga e todas as melhorias previstas, refletem o tipo de atendimento responsável e humanizado que queremos oferecer a esses adolescentes e o bem estar dos nossos servidores. É um momento de transformação no sistema socioeducativo do estado de Mato Grosso”.