O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ampliará o número de unidades desconcentradas que produzem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotos digitalizadas, no segundo semestre deste ano. Atualmente, apenas 13 municípios mato-grossenses dispõem do equipamento que atende a demanda de 32 cidades vizinhas.
Com o novo contrato firmado por meio da licitação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 30 de maio, a autarquia passa a disponibilizar, por meio da empresa terceirizada, o serviço em 26 unidades que alcançarão 75 cidades, ou seja, mais da metade dos municípios do Estado.
De acordo com o gerente de Processos de CNH do Interior, Jean Karlo de Almeida, o Detran produz por ano 230 mil CNHs. Destas 70% são do interior do estado. “Com a ampliação reduziremos o tempo de entrega da CNH de 20 para quatro dias, pois a auditoria será realizada na própria Ciretran. A foto digitalizada é a última etapa para obtermos todo o processo totalmente online nestas localidades”, explica.
O gerente diz que o processo de CNH é finalizado em oito etapas e agora, na maioria dos municípios, o processo todo será digitalizado. A atuação da gerência do interior passará de uma unidade de emissão de carteira para uma unidade de suporte, pois a função de auditoria será delegada para todos os servidores do estado para a emissão de segunda via e troca para a CNH definitiva. A gerência dará suporte técnico para as 62 Ciretrans, 10 agencias Vips e 350 Centros de Formação de Condutores (CFCs).
De acordo com o Diretor de Habilitação, Fernando Lopes, a empresa tem o prazo de 60 dias, após a assinatura do contrato, para implantar o serviço nos municípios. “Este é mais um passo para modernizarmos os procedimentos internos do Detran e promover um atendimento de qualidade ao cidadão”.