Hermínio Augusto de Souza, 20 anos, cresceu em uma família de baixa renda, no bairro Pedregal, e estudou a vida toda em escola pública. No entanto, tinha um sonho quase sempre acalentado por filhos da classe média ou alta, de ser médico. Estudou, se esforçou e conseguiu o mais difícil para qualquer um que é passar no vestibular, ainda mais de Medicina. Ele assegurou uma vaga na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Unirio, através do Enem. Agora está vendendo pizza para comprar a passagem de ida para o Rio de Janeiro. As aulas começam dia 23.
Ele é o primeiro da família a entrar em uma universidade. Está feliz e agradecido à Escola Estadual Orlando Nigro, onde fez o primeiro grau, e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), onde fez o segundo grau técnico.
Depois que o pai dele faleceu, há dois anos, de complicações cardíacas, aos 70 anos, cresceu a vontade de ser médico e trabalhar para salvar vidas. “Acredito que com um bom preparo, abaixo de Deus, o melhor pode ser feito”.
A mãe de Hermínio, Benedita de Souza, vai sentir saudades mas acredita que seguir em frente nos estudos é o melhor para ele. Hermínio diz que o bairro onde cresceu, o Pedregal, é onde se sente em casa, ao lado dos amigos e nunca teve problema com criminalidade. “É um bairro humilde, boa parte dos meus amigos vive aqui, me sinto absolutamente em casa nesse lugar”.
As pizzas serão entregues na próxima segunda-feira (15). O valor por pizza é R$ 16. Quem quiser ajudar, o telefone é o (65) 3653-8938.