O astrônomo amador responsável pela Estação Bramon de captura de meteoros de Rondonópolis, Vandson Guedes, afirmou, ao site Space News MT, que a suposta queda de um avião de pequeno porte na cidade de Poxoréu, na última sexta-feira, pode, na verdade, ter sido a aterrisagem de um meteorito.
A Polícia Militar chegou receber a informação de que um avião tinha caído, após uma forte explosão na região, no final da manhã. Moradores saíram às ruas assustados. Alguns ligaram para a PM afirmando que viram um Objeto Voador Não Identificado (Ovni).
O delegado de Poxoréu, Rafael Diniz Garcia, afirmou, no dia da ocorrência, que até o final da tarde nenhum vestígio de qualquer objeto, avião ou não, foi localizado, nem focos de incêndio no local. Disse ainda que investigadores vistoriaram a região sem encontrar vestígios e nem se quer fumaça.
De acordo com o que Vandson disse ao Space News MT, o fato de muita gente ter visto algo no céu nas cidades de Campo Verde, Poxoréu e Primavera do Leste no mesmo horário e ninguém ter conseguido avistar destroços de qualquer avião leva a crer na possibilidade desta ter sido a queda de uma pedra espacial em solo mato-grossense. O meteorito é um fragmento de asteroide ou cometa ou resto de planetas desintegrados, que caem na terra em formato de pedra ou metal.
Em Primavera do Leste, o estrondo chegou a chacoalhar prédios. Um vídeo mostra a trilha de fumaça deixada pelo suposto meteorito em sua aterrisagem.
O astrônomo supõe que este meteorito deva ser do tamanho de uma bola de tênis por isso não teria sido notado pelos investigadores.