PUBLICIDADE

Sinop registra aumento nos números de focos de incêndio

PUBLICIDADE

Desde o início do período proibitivo das queimadas em Mato Grosso, no dia 15 de julho deste ano, Sinop já registrou 231 focos de incêndio. Um grande aumento se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados apenas 23 casos. Estes dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O coordenador da Brigada contra Incêndio de Sinop, José Aparecido Lemos, afirmou que o ano é marcado pelo crescimento dos focos de calor. “Este ano a seca pegou mais e a população põe fogo nas coisas. Isso, junto com um vento forte, facilmente espalha o fogo para áreas de mato seco, capim e causa o incêndios”.

Ele faz um apelo para que haja conscientização das pessoas, de não atearem fogo em lixo ou qualquer outro lugar potencial a um foco de incêndio. Também alerta para os casos onde houver flagrante, pois o responsável pelo fogo será autuado. “Se pegarmos colocando fogo, vamos segurar até a polícia chegar e levar preso, pois, além do risco à sociedade, também é crime”.

O aumento nos números de foco de incêndio não é exclusivo a Sinop. Em todo o Estado, para o mesmo período, foram 15.072 casos no ano passado, enquanto este ano o número chega a 63.386.

A equipe da brigada contra incêndios de Sinop está com novo número de atendimento de plantão. A população poderá solicitar serviço de combate contra incêndio junto aos brigadistas através do telefone (66) 99644-8339. Os casos de denúncias de incêndios criminosos devem ser comunicados no telefone 0800 647 6900. 

São nove brigadistas compondo a equipe. Sete prestam socorro dentro do perímetro urbano e tem a base no Parque Florestal da cidade. Na área rural, dois brigadistas atendem as ocorrências com auxilio do Corpo de Bombeiros, e a base está localizada na Gleba Mercedes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abate mensal de gado em frigoríficos de Mato Grosso cai 3%

Os frigoríficos mato-grossenses abateram, mês passado, 627,18 mil cabeças...
PUBLICIDADE