Uma quantidade considerável de lixo hospitalar está jogada no pátio do Hospital Regional, em desacordo com o que prevê a legislação. O diretor da organização social que administra o hospital, Wellington Randall Arantes, confirmou, ao Só Notícias, que o lixo hospitalar produzido pela unidade está sendo depositado no pátio, há pelo menos dez dias. “O lixo está em um local interno fechado do hospital. O caminhão que vem buscar está com defeito. O veículo recolhe o lixo três vezes por semana, mas não veio e ocasionou esse acúmulo”, disse Arantes, ao Só Notícias.
Ele não soube informar quando a coleta será normalizada. “Depende da empresa fazer a coleta. Não posso fazer nada se a empresa não veio recolher. O lixo é coletado e encaminhado para Cuiabá, onde passa por um processo de limpeza e incineração”, afirmou. Não foi informado quantos quilos deste tipo de resíduo são produzidos diariamente ou mensalmente pela unidade de saúde.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o abrigo de resíduos hospitalares deve atender aos seguintes requisitos: ser construído em alvenaria, fechado, dotado apenas de aberturas para ventilação, teladas, que possibilitem uma área mínima de ventilação, área do piso para evitar contaminação do solo e de pessoas.
(Atualizada às 16:16h)