PUBLICIDADE

Rede de Proteção a Violência capacita profissionais de policlínicas e UPAs na capital

PUBLICIDADE

A Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência de Cuiabá (RPPSV) irá realizar, na segunda-feira (25), no auditório da FEICS, no Grande Templo, a  oficina de capacitação para os profissionais da Atenção Secundária, que inclui todas as policlínicas e UPA’s Norte e Sul.

O intuito é que esses profissionais que tem o contato direto com vítimas de violência, estejam aptos a fazer a coleta de dados e preenchimento das fichas de notificação em relação à Violência Interpessoal e Autoprovocada do SINAN-NET versão 5.1.

Os profissionais que estiverem de plantão poderão também participar da oficina, sob-revezamento de cobertura de plantão,  a fim de  não atrapalhar o fluxo de atendimento nas Unidades de Saúde.

“É fundamental a participação dos profissionais de cada categoria, representando a unidade, para que posteriormente repassem para as equipes e Responsáveis Técnicos, como multiplicadores, as informações obtidas”, explicou Márcia Maria Teixeira da Rocha, técnica da Diretoria de Atenção Básica da SMS de Cuiabá e membro da Comissão Colegiada da Rede de Proteção a Violência.

Com o registro qualificado dos dados coletados e análise posterior dessas informações, vão resultar em ações de intervenção quando houver  necessidade.

 A metodologia aplicada na oficina é a teórica – vivencial. Os participantes debatem a fundamentação da temática da violência interpessoal e autoprovocada, recebem orientações  sobre legislação, fluxos da notificação e do atendimento na rede intersetorial local, as implicações e desdobramentos da implantação da Ficha de Notificação Individual e o seu preenchimento.

“Esse trabalho também nos auxilia na sensibilização dos profissionais da Saúde, para identificação, acolhimento, atendimento e encaminhamento das pessoas em situação de violência”, esclareceu a técnica da Vigilância em Saúde, Josiane Rodrigues, que também integra a Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência de Cuiabá

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: ciclista é socorrida com suspeita de fratura após colisão com moto

Uma colisão foi registrada, há pouco, envolvendo uma motocicleta...

Bombeiros socorrem cachorro que ficou preso em motor de carro no Mato Grosso

Um cachorro que estava preso no compartimento do motor...

Empresas de Juara contratam 213 profissionais e alguns para início imediato

Em Juara, empresas e indústrias divulgaram, com auxílio do...
PUBLICIDADE