A Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência de Cuiabá (RPPSV) irá realizar, na segunda-feira (25), no auditório da FEICS, no Grande Templo, a oficina de capacitação para os profissionais da Atenção Secundária, que inclui todas as policlínicas e UPA’s Norte e Sul.
O intuito é que esses profissionais que tem o contato direto com vítimas de violência, estejam aptos a fazer a coleta de dados e preenchimento das fichas de notificação em relação à Violência Interpessoal e Autoprovocada do SINAN-NET versão 5.1.
Os profissionais que estiverem de plantão poderão também participar da oficina, sob-revezamento de cobertura de plantão, a fim de não atrapalhar o fluxo de atendimento nas Unidades de Saúde.
“É fundamental a participação dos profissionais de cada categoria, representando a unidade, para que posteriormente repassem para as equipes e Responsáveis Técnicos, como multiplicadores, as informações obtidas”, explicou Márcia Maria Teixeira da Rocha, técnica da Diretoria de Atenção Básica da SMS de Cuiabá e membro da Comissão Colegiada da Rede de Proteção a Violência.
Com o registro qualificado dos dados coletados e análise posterior dessas informações, vão resultar em ações de intervenção quando houver necessidade.
A metodologia aplicada na oficina é a teórica – vivencial. Os participantes debatem a fundamentação da temática da violência interpessoal e autoprovocada, recebem orientações sobre legislação, fluxos da notificação e do atendimento na rede intersetorial local, as implicações e desdobramentos da implantação da Ficha de Notificação Individual e o seu preenchimento.
“Esse trabalho também nos auxilia na sensibilização dos profissionais da Saúde, para identificação, acolhimento, atendimento e encaminhamento das pessoas em situação de violência”, esclareceu a técnica da Vigilância em Saúde, Josiane Rodrigues, que também integra a Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência de Cuiabá