O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começa, a partir de hoje, a descentralização dos serviços da banca examinadora responsável pela avaliação de exames teóricos e práticos dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vinte servidores de Rondonópolis foram capacitados e certificados na última sexta-feira pela Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran, no Curso de Formação de Instrutor e Examinador de Trânsito, com carga horária de 212 horas/aula.
A certificação foi realizada na câmara municipal e contou com a presença do gerente de Exames Teóricos e Práticos da autarquia, Loester Siqueira, do gerente da EPT, Ederson Aires Carlini, do chefe da Ciretran, Rogério Cardoso e representantes da Associação das Autos Escolas de Rondonópolis.
De acordo com o diretor de Habilitação, Fernando Lopes, Rondonópolis foi escolhido para receber a capacitação, porque é o segundo município com mais atendimentos, atrás apenas de Cuiabá. A próxima capacitação, prevista para ser realizada ainda neste ano, será na Ciretran de Sinop. O planejamento foi traçado pela atual gestão em 2015, com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento.
“No primeiro semestre formamos a primeira turma com 18 servidores em Cuiabá, após dez anos sem capacitação nesta área. Esta formação de Rondonópolis começou em maio. Com a banca descentralizada os exames são realizados diariamente no município. Em outras localidades as bancas da capital cumprem um calendário com a banca itinerante no interior. Para minimizar as distâncias e ampliar o atendimento temos a meta de implantar os serviços em cada polo”.
O gerente explica que o desempenho dos servidores foi imprescindível para a implantação da banca local. “Foram 212 horas de aulas teóricas e práticas. Os servidores se comprometeram e hoje a banca descentralizada é uma realidade”.
A banca examinadora de Rondonópolis tem calendário próprio. É coordenada pela Ciretran, porém estará sob a supervisão contínua da gerência de Exames Teóricos e Práticos da sede da autarquia. Na última semana os servidores examinadores trabalharam com o apoio e a supervisão da banca de Cuiabá e realizaram 1.250 testes, eliminando a demanda reprimida no período da última greve.
O diretor de Habilitação informou que as equipes da banca examinadora de Rondonópolis trabalhará esta semana sob a supervisão de Cuiabá. “Este momento de implantação é importante que os servidores tenham o apoio e a segurança de uma equipe mais experiente”, disse Fernando.
O chefe da Ciretran, Rogério Cardoso, informou que o calendário local já está definido e as bancas locais terão capacidade para 120 testes diários, 60 para motocicletas e 60 para carros. “Os servidores locais serão escalados e realizarão testes todos os dias, isso será suficiente para atender uma demanda compatível com o número de novos habilitados no município de forma regular, sem filas de espera para agendamento e sem elevados agendamentos para o mesmo dia”.