PUBLICIDADE

Mato Grosso participa de projeto que dará origem a manual nacional

PUBLICIDADE

Mato Grosso vai contribuir com o estudo que servirá de base para formulação de um novo manual da Defesa Civil em todo país. O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, e o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel Abadio José da Cunha Júnior, se reuniram nesta sexta-feira (08.06) com uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), na sede da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), para debater o assunto.

Os representantes da Sedec nacional apresentaram aos secretários de Mato Grosso como é realizado o Projeto Manuais e suas aplicações futuras. Segundo eles, a equipe viaja pelo Brasil para levantar as demandas daqueles que utilizarão o material, bem como entender o funcionamento e a atuação dos órgãos de proteção e defesa civil dos municípios e estados.

O trabalho em questão é elaborado pela Defesa Civil nacional, com o apoio do Grupo Interlegis de Tecnologia (Gitec), que também estava presente no encontro na Secid. 

Durante a conversa, o secretário Eduardo Chiletto explicou um pouco da política da Secid na área de gestão de riscos, ressaltando a implantação do Plano Diretor nas cidades mato-grossenses. Conforme ele, o trabalho abarca 15 consórcios municipais e prevê a instalação de coordenadorias da Defesa Civil no interior. O adjunto da Defesa Civil complementou dizendo que Defesa Civil atua hoje para estruturar as ações nos municípios.

A explanação chamou atenção dos representantes nacionais da Sedec, que elogiaram as ações regionais, destacando a concepção de sustentabilidade e gestão de riscos.

O novo documento trará uma compilação de conhecimentos de cunho nacional e servirá como um guia para orientar tanto na gestão da Defesa Civil, quanto nas emergências diárias enfrentadas pela população. O manual terá itens como conhecimento de riscos, prevenção e gestão de desastres.

Participaram da reunião a coordenadora da gestão de Projeto Manual, Claudia Dutra e a equipe técnica e de gestão do trabalho Beate Frank, Isadora Timbó e Álvaro Souza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotoria aciona fazendeiro acusado de maus tratos a 2 mil cabeças de gado em MT

A Promotoria de Justiça de Sapezal (480 quilômetros de...

Instituto do Pantanal abre concurso em Mato Grosso com salários de até R$ 13 mil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou...

Escolas buscam soluções para regular o uso de celular pelos alunos

Caixas para guardar celulares e perda de pontos em...
PUBLICIDADE