O vereador Hedvaldo Costa (PR) apresentou, ontem à noite, um projeto de lei visando a redução da velocidade de veículos leves e pesados nas avenidas que fazem parte do quadrilátero central da cidade, que vai desde à avenida das Itaúbas até a dos Jacarandás e das Embaúbas até das Figueiras. O projeto prevê velocidade máxima permitida de 50 km/h para veículos leves e de 40 km/h para veículos pesados nestas vias. Os veículos serão classificados conforme as normas instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O projeto foi aprovado em primeira votação, terá emendas e ainda será analisado em mais duas votações.
Ao Só Notícias, Costa explicou que o projeto prevê apenas alteração no limite de velocidade e não a permissão de tráfego dos veículos de grande porte. “Nós não estamos dizendo, neste projeto, onde deve passar veículos e onde não deve. Já existe um decreto que proíbe o tráfego de veículos no quadrilátero central. Pertence ao Poder Executivo regulamentar o projeto, podendo alterar a artéria ou avenida quando quiser. Não queremos retirar os veículos pesados, até porquê, eles existem. Queremos prevenir para que outros acidentes não ocorram".
Em maio, Luan Pereira Belgrovicz, 16 anos, foi atropelado por uma carreta branca no cruzamento da rua das Primaveras com avenida dos Tarumãs. O adolescente estava em uma bicicleta, não resistiu aos graves ferimentos e faleceu no local. O motorista foi atuado em flagrante por porte ilegal de arma e embriaguez ao volante. Não foi confirmado se o motorista estava trafegando na região em alta velocidade.