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Professores e alunos voltam a cobrar MPE sobre desocupação de escola em Sinop

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Professores, alunos e a direção da escola estadual Nilza de Oliveira Pipino cobraram, esta manhã, um posicionamento do Ministério Público Estadual referente a ocupação da unidade feita por membros da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Sinop (UMESS). A escola está ocupada há mais de dez dias.

Segundo a diretora Keila Vanderlinde, a promotoria se comprometeu em cobrar respostas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e dar celeridade ao processo de desocupação do prédio. “Como não houve nenhuma resposta até agora [por parte da secretaria estadual], eles vão encaminhar judicialmente para o Fórum. Espero que eles [ocupantes] sejam orientados e deixem a escola para que possamos voltar a trabalhar normalmente”.

Conforme Só Notícias já informou, os membros da UMESS continuam acampados em barracas no refeitório e nos corredores da escola estadual. Entre as reivindicações está a melhoria na infraestrutura e na educação escolar, abertura de novos concursos públicos, valorização da classe estudantil, impedimento da implantação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do governo do Estado. A ocupação é acompanhada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

Outro lado

A Superintendência de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) se manifestou através de uma nota pública, anteriormente, sobre o posicionamento da Parceria Público-Privada. Segundo a nota, será criado um conselho representativo, coordenado pela Seduc, em que serão convidadas as seguintes entidades e instituições: Ministério Público do Estado de MT, Rede de Controle da Gestão Pública no Estado de MT, Representante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, MT Par, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Estadual de Educação.

Esse conselho terá o papel de contribuir para a condução do diálogo com a comunidade acerca da proposta da PPP na melhoria da estrutura escolar. Construir a matriz de serviços pedagógicos e não-pedagógicos. Promover a análise e aplicação da legislação vigente. Propor sugestões e acompanhar o processo de implantação das políticas de transformação do ambiente escolar. Por fim, considerando as intenções contidas nos itens acima descritos, a SEDUC conclama a comunidade pela retomada imediata das atividades escolares e o fim das ocupações das escolas públicas, tendo em vista que o diálogo sempre esteve e está aberto e os objetivos de construir um ensino público gratuito e de qualidade são compromissos comuns.

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