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Ocupação da escola estadual em Sinop completa oito dias

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Os membros da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Sinop (UMESS) continuam acampados em barracas no refeitório e nos corredores da escola estadual Nilza de Oliveira Pipino. A ocupação já dura oito dias. Entre as reivindicações está a melhoria na infraestrutura e na educação escolar, abertura de novos concursos públicos, valorização da classe estudantil, impedimento da implantação do projeto Educa Brasil e também da Parceria Público-Privada (PPP) do governo do Estado. A ocupação é acompanhada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

Um dos líderes do movimento estudantil, Hernandes José, explicou que a  ocupação da unidade é por ela ser tradicional e pelos professores não terem aderido a greve geral dos servidores estaduais, que reivindicam o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA) de 11,28%. “Até agora não tivemos nenhum posicionamento do governo. A cada dia está aumentado o número de ocupantes.  Os alunos estão aderindo ao movimento. Esses estudantes estão interessados em saber o motivo da ocupação".

Outro lado – a Superintendência de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) se manifestou através de uma nota pública sobre o posicionamento da Parceria Público-Privada. Segundo a nota, será criado um conselho representativo, coordenado pela Seduc, em que serão convidadas as seguintes entidades e instituições: Ministério Público do Estado de MT, Rede de Controle da Gestão Pública no Estado de MT, Representante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, MT Par, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Estadual de Educação.

Esse conselho terá o papel de contribuir para a condução do diálogo com a comunidade acerca da proposta da PPP na melhoria da estrutura escolar. Construir a matriz de serviços pedagógicos e não-pedagógicos. Promover a análise e aplicação da legislação vigente. Propor sugestões e acompanhar o processo de implantação das políticas de transformação do ambiente escolar. Por fim, considerando as intenções contidas nos itens acima descritos, a SEDUC conclama a comunidade pela retomada imediata das atividades escolares e o fim das ocupações das escolas públicas, tendo em vista que o diálogo sempre esteve e está aberto e os objetivos de construir um ensino público gratuito e de qualidade são compromissos comuns.

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