Para ampliar o acesso às informações do Executivo Estadual, o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção trabalha, em conjunto com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia e Informação (MTI), na elaboração do novo site do órgão. A página, que já está em fase final de elaboração, contará com informações referentes aos contratos, licitações, despesas, receitas, além de dados que irão contribuir para que o cidadão acompanhe as ações estaduais de forma ampla e acessível.
Mesmo sem o novo site, o Estado é considerado um dos mais transparentes do país, segundo Ranking da Transparência, do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a avaliação divulgada este mês, Mato Grosso alcançou a média de 9,8, sendo o quarto estado brasileiro a ter a maior nota. Em 2015, ano em que foi lançado o primeiro ranking, a média estadual era de 9,5.
De acordo com a secretária Adriana Vandoni, para o desenvolvimento do novo site foi elaborado um banco de dados corporativo com todas as informações estaduais. Os dados foram trabalhados para serem disponibilizados de forma mais didática e acessível. “Atualmente, a disposição das informações não é tão usual. Além do acesso facilitado, todas as tabelas estarão disponíveis para download, onde o cidadão poderá analisar e acompanhar melhor as ações do Executivo de Mato Grosso”.
Vandoni explica que para o site se manter atualizado, as secretarias e demais órgãos do Governo deverão atuar em parceria com o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção. “As secretarias também serão parceiras para auxiliar na disponibilização e atualização das informações. São elas as responsáveis pelos dados que as mesmas prestam. O nosso trabalho está sendo feito para facilitar e disponibilizar estes documentos em um único espaço para o cidadão”.
A secretária informa que a criação do site irá contribuir para o melhor cumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Desde o ano passado, o Ministério Público Federal, por meio do Ranking Nacional de Transparência, lista os estados e municípios brasileiros que têm atuado de forma eficiente na divulgação da arrecadação e gastos públicos.